Mr Ynet

Mr Ynet

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Mairi e mais dois municípios da Bacia do Jacuípe empataram com a nota 3,9 na avaliação do IOEB

Os municípios de Capela do Alto Alegre, Mairi e Pé de Serra obtiveram a nota 3,9, dada pelo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). O índice foi lançado nesta quarta-feira (7) nele é mostrado como está a educação nos estados e municípios: o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Ele é uma iniciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho, a pior nota foi dado ao município de Gavião com 2,7, a Bahia ficou em 25º lugar entre os 27 estados Brasileiro.

O IOEB - Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local - rede estadual, municipal e privada, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.
O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e os respectivos pesos atribuídos a cada fator. Esses fatores dividem-se em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores determinantes de um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam deles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Indicadores de resultado educacional: IDEB anos iniciais do ensino fundamental; IDEB anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.

Indicadores de insumos e processos educacionais: Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.

Fonte: www.baciadojacuipe.com.br