Mr Ynet

Mr Ynet

terça-feira, 1 de setembro de 2015

O CRAS também é sua casa.

A Prefeitura Municipal de Mairi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, leva ao conhecimento da população os serviços que são ofertados pela rede socioassistencial no município através do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social.

O QUE É O CRAS?
O CRAS, também conhecido como CASA DAS FAMÍLIAS, é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso a um grande número de famílias à de de proteção social de assistência social. Tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e ricos sociais nos territórios, por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
Como atua o CRAS?
O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.

Alguns dos serviços ofertados no CRAS:
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV (antigo PETI/PROJOVEM);
Grupo de Convivência da 3ª idade;
Programa Bolsa Família;
Carteira do Idoso;
Benefício de Prestação Continuada - BPC;
Passe Livre para pessoas com deficiência;
Atendimento Psicossocial, dentre outros.

Fonte: ASCOM - Prefeitura Municipal de Mairi