Mr Ynet

Mr Ynet

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Carros com até três anos de uso serão isentos de vistoria anual a partir do ano que vem

O governador Luiz Fernando Pezão informou nesta quinta-feira que pretende estender para carros com até três anos de uso a liberação da vistoria anual. A iniciativa deve entrar em vigor já em 2015. Hoje, o benefício se aplica a veículos com até dois anos. Segundo o Detran, a medida é consequência de um estudo feito em conjunto com a Secretaria estadual do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Relatórios técnicos de controle de emissão de gases veiculares destacaram que veículos novos não causam danos ao meio ambiente.

A iniciativa seguirá o critério usado atualmente, que beneficia somente automóveis de passeio, com capacidade para até cinco passageiros, adquiridos a partir de 2012.

Por meio de nota, o Detran ressaltou que a vistoria será obrigatória quando houver necessidade de novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), ou seja, nos casos de mudança de domicílio ou residência, transferência de propriedade, alteração de características e mudança de categoria.

“O governador do estado determinou ao Detran e ao Inea que, em 2014, fosse estudada nova ampliação do prazo de dispensa da vistoria para três anos, com base nos relatórios advindos das vistorias anuais veiculares. A nova proposta está sendo finalizada tecnicamente para ser posteriormente apresentada ao Conema (Conselho Estadual de Meio Ambiente), visando a entrar em vigor em 2015”, diz a nota.

De acordo com o órgão, a medida tem segurança técnica, já que "o Detran é o único departamento de trânsito do país que analisa a qualidade de toda a frota veicular estadual, durante as vistorias anuais".