Mr Ynet

Mr Ynet

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Encontro de Fuscas e Carros Antigos de Conceição do Coité

II Encontro de Fuscas e Carros Antigos realizado pelo Club do Fusca Coité foi sucesso total neste domingo, 20, em Conceição do Coité, onde reuniu centenas de veículos de diversas marcas e modelos e todos do século passado.

O Encontro teve inicio pela manhã, quando a coordenação convocou os apaixonados pelo antigomolismo para se deslocarem para a localidade de Juliana na BA 120 e se reuniram em frente a Sisaleira de Gilberto para organizarem um carreata e ao mesmo tempo recepcionar motoristas de outras cidades da região de Feira de Santana.
Logo uma imensa fila se formou, cada carro mais zelado que outro e inegociável, citamos o caso do advogado coiteense Fernando Lopes, mas que reside em Salvador. Fernando é um verdadeiro colecionador, possui  treze carros e levou para o Encontro apenas três, sendo que lá estava o considerado numero 1, a pick-up  FORD F3 1951 que pertenceu a seu pai Otácilio Rodrigues, conhecido “Seo Ló” hoje com 90  anos.

“Esse carro meu pai comprou em 1955 eu tinha sete anos, hoje estou com 65, foi um dos primeiros carros de Conceição do Coité e meu pai usava ´para fazer transporte de passageiros e de carga, passou mais de 20 anos com ele e vendeu para pessoas moradoras de região, no caso de Araci, depois foi para Salgadália e em seguida para Lagoa do Meio povoado de Coité e ao tomar conhecimento que estava para vender, fui lá e comprei no ano de 2003”, contou Fernando emocionado.
Ainda segundo o advogado, fez um grande investimento para restaurar o FORD 51 inclusive importou peças dos Estados Unidos. Esse carro foi parar numa revista de Rio Grande do Sul voltada para carros antigos, segundo ele, enviou um e-mail contado a história do carro e fotos e foi publicada uma nota sobre seu carro. Dr Fernando disse que dos 13 carros que possui apenas dois não estão emplacados em dia. A última aquisição segundo ele foi  Karmamnn Ghia 1967.
Cada carro tem seu grande valor principalmente pela sua história, outro caso interessante foi contado por Hidelbrando Neto Rios Carneiro conhecido por “Bando”, residente em São Domingos, filho do saudoso  deputado constituinte Florisvaldo Carneiro. Bando que também é líder político concorreu o último pleito para prefeito em 2012 e perdeu por poucos votos de frente, disse que tomou conhecimento desse encontro pela reportagem feita pelo Calila e resolveu marcar presença e trouxe a Brasília que pertenceu ao seu avô Hidelbrando Nunes Lopes.

O carro segundo ele foi  a última “safra” produzida em 1982 “ estava lá na roça encostado e resolvi pegar para arrumar. Meu avô trocava de Brasília todo ano, esta ele resolveu homenagear minha avó Dailda Rios Lopes, que está viva com 92 anos, naquele tempo ainda tinha pouco carro e ele conseguiu emplacar com o dia e mês de nascimento dela 1606”.
Estava presente também o caminhoneiro Leandro Oliveira, 45 anos com seu Fiat 147 ano 82, que ele garante ser todo original e até a copia da chave está guardada.
Quem esteve exibindo um belo fusca também foi o serrinhense César de Oliveira Santana, César do Som como é conhecido, disse que é mais fácil vender a casa e morar de aluguel que vender seu fusquinha 73, que viu esse carro de perto se encantou. A esposa Núbia disse que não sente ciúme, mas garantiu que dar uma atenção muito especial ao veículo.
A Brasília de Edinho Dentista é toda nova e possuiu assessórios modernos. Abre-se o capô e lá está uma tela para rodar o DVD. Edinho tem um acervo musical que é mais ou menos do tempo da Brasília, com destaque para a banda Roupa Nova.
Os veículos saíram em carreta puxados por um carro de som e percorreu o centro da cidade seguindo para o largo do estádio municipal onde foi montado um palco para show com Dhuetto e toldos para abrigar as pessoas que visitaram a festa. Quem comemorou muito o êxito da festa foi Elimario Lima, um dos diretores do Club do Fusca Coité.
Boba da Bala mostrou criatividade, o colecionador de bicicleta de Valente não perdeu a oportunidade de marcar presença e desenvolveu a base de madeirit  a replica de um fusca que segundo ele pode colocar sobre uma bicicleta o passear a vontade. No encontro serviu apenas para as pessoas posarem para fotos. Boba usou o reboque do seu carro Fiat Palio para trazer o fusca de madeirit. Fonte: www.calilanoticias.com*Reportagem e fotos Raimundo Mascarenhas