Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Mairi: suposta visão do Frei Apolônio de Todi da cidade de Monte Alegre

 
Suposta visão do Frei na época 

O blog Mairi News fez uma simples montagem da possível visão que o Frei Apolônio de Todi teve ao chegar ao todo do Monte da Santa Cruz na cidade de Mairi, até então chamada de Monte Alegre, acreditamos que o Frei teria tido essa visão do Monte como vocês podem ver nas imagens comparativas  abaixo.

Para quem pensa que Mairi sempre teve essa visão seca e desmatada na época do Frei Apolônio de Todi no século XVIII, o nosso município era coberto de uma linda vegetação de matas, córregos, plantas e animais de diversas espécies que habitavam em nosso município e, que hoje já não existem mais. Fizemos uma pequena simulação da visão que o Frei de Apolônio de Todi e os nativos tiveram na época em que a Capela do Monte e a pequena vila de Monte Alegre foram construídas.

Por esse motivo, o blog MAIRI NEWS nesta Semana Santa, onde várias pessoas visitam o Monte da Santa Cruz, está mostrando aos seus leitores o simulado das fotos em que nos levam a imaginar como seria o nosso município nesta época.

Isso nos leva a refletir sobre os motivos que a seca tanto atinge e preocupa o futuro de nossa região, pois o desmatamento é cada dia evidente em nosso município, fazendo que a chuva se afaste a cada ano e a seca se prolongue cada vez mais.

Suposta visão do Frei na época 

Em 1795, foi construída a capela da Santa Cruz, por monges liderados por Frei Apolônio de Todi e os moradores. Em 1808 Saturnino Gomes de Oliveira registra a fazenda Santa Rosa de onde se originou a cidade de Mairi. Em 1822, o segundo proprietário da fazenda Santa Rosa, mudado o nome para Monte Alegre, faz doação de cem braças quadradas para edificação da capela sob a invocação de Nossa Senhora das Dores.

Chamamos aqui a atenção de toda comunidade mairiense para ajudar a reduzir os danos causados pelos crimes ao meio ambiente, algumas atitudes simples para que cada um possa fazer a sua parte é adquirir hábitos sustentáveis simples e eficientes.

Do Mairi News