Mr Ynet

Mr Ynet

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Mairi: Peregrinação até o Monte da Santa Cruz começa nesta quinta-feira (17)

Deu início na manhã desta quinta-feira dia, 17 de abril de 2014, a tradicional visita a Capela do Monte da Santa Cruz da cidade de Mairi.

Nesses dois dias, 17 e 18 acontecerá a tradicional visita a Capela da Santa Cruz do Monte, muitos fiéis católicos, e visitantes costumam visitar. Segundo os mais velhos, há mais de setenta anos existe essa tradição de visitar a Capela do Monte no município de Mairi.

A quinta-feira Santa é o dia que marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal na celebração que relembra a última ceia de Jesus Cristo com os doze Apóstolos.

A celebração da Via Sacra da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Mairi encerra na sexta-feira, 18 da Semana Santa em caminhada ao Monte, saindo às 5h da manhã da Praça J.J. Seabra. Às 15h, acontecerá a Celebração da Paixão. Logo após, será realizada a Procissão pelas ruas da cidade.

Peregrinação é uma jornada realizada por um devoto de uma dada religião a um lugar considerado sagrado por essa mesma religião.
Moradores do Distrito de Angico, município de Mairi

Como já é de costume muitos turistas vem a Mairi nesta quinta e sexta-feira, Santa, para fazer a tradicional subida do Monte da Santa Cruz, cidades como: Capela do Alto Alegre, Várzea da Roça, Pintadas, Serrinha, Macajuba, Baixa Grande, Ruy Barbosa entre outras, marcam presença.
Barraqueiros e camelô armam suas barracas no pé do Monte para vender seus produtos, lá você vai encontrar de tudo um pouco, por exemplo: Água mineral, picolé, cachorro quente, tira-gosto, óculos, vela, santinhos, salgados entre etc.

Foram construídos 127 degraus de cimento dois banheiros um masculino e outro feminino, uma casa do caseiro um quiosque duas barracas de cimento, cisterna, e um estacionamento para quem vai com seu veículo.
A capela da Santa Cruz do Monte Alegre, como a designam, é o cartão postal da cidade de Mairi. Realmente. Qualquer que seja o ponto de quem se aproxima da cidade, a primeira vista que se descortina é a beleza mística da capela lá no alto, dominando extenso e vasto panorama. Assentada a cavaleiro na parte mais proeminente do monte, a capela tem dimensões reduzidas, com nave de dez por quatro metros e dividida em duas partes, separadas por um arco.
Por dentro da capela
Na parte menor, posterior, encontra-se uma mesa , como por um altar, com alguns objetos e encostado à parede, um grande crucifixo, que chega até o alto. A esquerda, no ângulo da parede, um nicho protegido por grade de ferro e onde estão dispostos os santos gêmeos Cosme e Damião. Há, na parede lateral esquerda, uma prateleira inteiramente ocupada por estampas e quadros com molduras de santos, fitas, terços, ex-votos de madeira, pano e cera, representando partes anatômicas humanas: pernas, braços, mãos e pés.
Toca da onça
No mesmo monte, cerca de trinta metros abaixo da parte frontal da capela, encontra-se a falada Toca da Onça. Para lá chegar, a sua descida é íngreme e escarpada. A gruta se abre numa galeria estreita, que sobe em declive, mais ou menos por uns dez metros, saindo na parte superior por um rasgão angusto, dificilmente dando passagem a uma pessoa.
Garotos da Escolinha do Mairi Junior's e da Creche Nossa Senhora das Dores.
 Romeros da cidade de Várzea do Poço
Romeros da cidade de Rui Barbosa
O prefeito, Raimundo Dentista e seu Vice, Aliomar Muritiba, acordaram cedo para fazer a tradicional caminhada até a Santa Cruz do Monte.


Da redação do blog Mairi News