Mr Ynet

Mr Ynet

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Mairi: Missa da Santa Ceia e Adoração do Santíssimo

Um dos momentos mais aguardados dentro da programação da Semana Santa, é o dia da Missa da Santa Ceia e Adoração ao Santíssimo. Momento único dentro da tradição católica onde, Jesus partilhando o pão e o vinho com seus 12 apóstolos e depois, lavando os  pés de cada deles.  O ato de lavar os pés, recorda o último momento de Jesus com os discípulos antes de ser preso, julgado e condenado à norte.

Em sua Homilia, o PE. Louis falou sobre a importância de lavarmos os pés uns dos outros. A Páscoa do Senhor começa a ser celebrado e intensificado durante a missa da quinta-feira Santa com a Santa Ceia do Senhor. A Páscoa começa à mesa, mas, ela não começa com o corpo e o sangue do Senhor e sim, com o mandamento da caridade,  do amor fraterno. Aqueles que querem se aproximar da mesa para comer do pão e do sangue do Senhor deve primeiro lavar os pés uns dos outros. E lembrou das palavras de Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. E é refletindo essas palavras que devemos aprender como Jesus nos amou.

Momento muito esperado e de muita emoção foi o momento em que o Pe. Louis fez a procissão de Adoração ao Santíssimo. A adoração é o primeiro ato da virtude religiosa do cristão. Adorar a Deus é reconhecê-lo como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Mestre de Tudo o que existe, o amor infinito e misericordioso. Toda vez que estivermos perante o Santíssimo esteja Ele exposto ou no sacrário devemos nos colocar numa atitude de despojamento e professarmos a fé na sua presença no pão e no vinho que para nós são Corpo e Sangue de Cristo. E podemos fazê-lo com estas palavras ou de forma espontânea: “Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos; peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam”.

“A adoração é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-lo como Deus, como Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso.” “Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a Ele prestarás culto” (Lc4,8), diz Jesus, citando o Deuteronômio (6,13).”
Fonte: paroquiademairi